Sobre a Docente

Joana Afonso
j.afonso@campus.ul.pt
http://www.joanaafonso.com/

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Módulo III - Blender

Aula 10 - Blender - Avaliação e Lançamento do Projeto Final
 
Exercício de avaliação (para entregar dia 9 de Maio):
- Animação ATÉ 5 segundos de um ou vários objetos/personagens + Render de 1 ou 2 enquadramentos à escolha. (não é para renderizar a animação toda)
- Podem colorir/iluminar e enriquecer a vossa animação/cena como quiserem.
- Não é obrigatório utilizarem a Armature.
- Para a entrega: Colocar numa pasta com o nome e número o ficheiro de blender e os renders em png.
(Nota: Tudo o que estiver na cena tem de ser da vossa autoria, vão é permitido ir buscar modelos pré-feitos)

Aula 9 - Blender - Animação
Hoje abordo Animação utilizando a Timeline e o Graph Editor, tendo em conta os 3 principais movimentos/keyframes que podem utilizar: Localização, Rotação e Escala.

Aula 8 - Blender - Armature
Deformações de geometria a partir de ossos (Armature). Falo também de como podem tornar objetos extra (olhos, acessórios, etc) filhos de ossos, de forma a que quando movam os objetos, esses extras acompanhem o movimento geral. Falo também como podem criar um ponto para o qual os olhos podem estar a olhar, sendo mais fácil animar o movimento. Proposta de exercício - Comecem por colocar os osso num objeto simples (ex.: Cubo subdivido), de modo a acompanhar o processo. Depois, e a partir de um personagem vosso, façam uma estrutura mais complexa.
 
Aula 7 - Blender - Mapas UVs e pintura
Pintura em mapas UV.
Proposta de exercício - Escolham 1 objeto que fizeram anteriormente e experimentem pintar usando um mapa UV.

Aula 6 - Blender - Materiais, luzes e câmara/render 
Potencialidades dos materiais que podem aplicar nas superfícies, bem como a exploração dos vários tipos de luzes, e câmara/render. Proposta de exercício - Para treinarem estes aspetos, para além de poderem fazer objetos novos, podem pegar no vosso personagem da avaliação, bem como outros objetos que já tenham feito. Podem montar uma cena com vários elementos e jogarem um pouco com os enquadramentos e materiais.
 
Aula 5 - Blender - Entrega do exercício de Modelação 3D
Enunciado do exercício para avaliação de modelação (a entregar dia 18):
- Modelação de uma "personagem" e um acessório.
- Podem pegar no conceito de personagem e extravasá-lo, podem fazer objetos também.
- O acessório tem de estar numa layer diferente do vosso personagem principal (preferencialmente com o ponto pivot alterado para um lugar que faça sentido a rotação dele).
- O nível de complexidade são vocês que decidem, mas mais vale algo mais simples mas a geometria correta e sem erros, do que algo complexo mas confuso e errado.
(Coisas que não podem utilizar: Sculpting, textura/pinturas/render) Só vou avaliar a modelação.
 
Entregar ficheiro em formato blender com o vosso nome e número, se tiverem printscreens do processo, organizar tudo numa pasta com o vosso nome e número
 
Aula 4 - Blender - Ferramentas para a estruturação e construção de personagens/objetos
Hoje abordarmos algumas ferramentas úteis para a estruturação e construção de personagens/objetos. Para além da ferramenta Boolean, o Flip de normais/faces, abordo o Annotate e o Insert Image Reference. 

Aula 3 - Modificadores de geometria e modelação orgânica
Hoje abordarmos modos de manipulação geométrica mais específicos:
Como apagamos e reconstruímos geometria; soldamos pontos, ligamos objetos e subdividimos geometria em vista a uma modelação orgânica.

 
Aula 2 - Multiplicadores de geometria e pontos pivot
Hoje vamos tornar as formas um pouco mais complexas com os multiplicadores de geometria.
Para exercício prático podem pegar na ideia das peças de xadrez ou algo assim simples e explorar estas ferramentas.
 
Aula 1 - Introdução à modelação e navegação tridimensionais.
Sobre o software - Têm aqui o link para o download gratuito: https://www.blender.org/download/
Na aula de hoje vamos devagarinho e começamos por ficar mais à vontade neste programa. É importante começarem por se familiarizarem com a navegação tridimensional e comecem por fazer objetos simples. Pouca geometria, sempre a pensar qual a melhor maneira de traduzir as formas para objetos poligonais.
Aqui fica também uma ficha com algumas ferramentas úteis:



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